data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário) /
O frio chegou batendo recordes em Santa Maria nos últimos dias e o setor do comércio comemora o aquecimento nas vendas. Só na última semana, a estimativa dos lojistas é que as vendas tenham crescido cerca de 50% em função do frio rigoroso, que pegou muita gente desprevenida.
Para comparação, na tarde de terça-feira, o município teve a tarde mais fria no mês de junho dos últimos 60 anos, com a máxima de apenas 8,2°C. Com esse clima, em uma loja de eletrodomésticos, de cada 10 pessoas que entraram no local, sete estavam em busca de aquecedores, lareiras, fogões a lenha e secadoras de roupa.
- As vendas aumentaram muito. Sem dúvida, mais de 50% de acréscimo na venda da linha de inverno - garante o coordenador de vendas, Carlos Alberto Maiora.
Música ao vivo poderá voltar a ser permitida nas próximas semanas
A jornalista Elisângela Costabeber foi em busca de um aquecedor mais potente para a casa. Segundo ela, o ar-condicionado não está sendo suficiente para amenizar o frio:
- Estou procurando, porque o que tenho em casa não tem vencido as temperaturas baixas. Esse tipo de aquecedor a óleo esquenta mais e não queima tanto oxigênio - disse.
Nas lojas de roupas, os itens mais procurados são os casacos pesados, as meias de lã e as blusas térmicas, que ajudam a enfrentar o vento gelado.
- Eu vim comprar uma blusa térmica para usar por baixo do blusão de lã. O frio está crítico, né? - contou a professora Nara Jensen.
Em passagem por Santa Maria, presidente da AL-RS detalha investimentos
Preços
Em uma loja de confecção do Centro, a gerente de vendas, Naila Ghani, também estimava um aumento de 50% nas vendas de vestuário nesta semana:
- Apesar de ser fim de mês, vamos conseguir bater nossa meta de vendas de junho graças ao frio. Depois do ano difícil que tivemos, precisamos comemorar - comemorava.
Para quem for às compras, vale a pena ficar de olho nos preços, porque já há muitas lojas com promoção de peças de inverno, já que o frio rigoroso está com os dias contados. Ao menos, por enquanto.